domingo, 25 de abril de 2010

Imagens

Há 40 anos que celebramos o Dia da Terra. A data foi criado em 22 de abril de 1970, com a convocação, pelo Senador americano Gaylord Nelson, de um protesto nacional contra a poluição. Neste tempo, que mudanças significativas observamos?
Apenas comemorações e homenagens não bastam. O objetivo principal do Dia da Terra é alertar as pessoas em todo o mundo sobre as ameaças que a próprio homem criou à Terra. Reflexões, protestos, movimentos e outras ações são importantes, apenas se acompanhadas de mudança de comportamento.
É fácil constatar que, ano após anos, mantivemos o excesso de produção e de consumo de recursos naturais e de produção de resíduos, desrespeitando os limites do planeta. A falta de investimento no desenvolvimento de energias renováveis, aliadas à falta de Educação ambiental, pioram o quadro crítico de deteriorização do planeta.
Todos estão cientes de que mudanças climáticas estão ocorrendo e sabem o que precisa ser feito; mas poucos - governantes e cidadãos - querem abrir mão de seus interesses pessoais e econômicos. Considerando as previsões de que a população mundial em 2050 terá aproximadamente 9 mil milhões de habitantes, é extremamente necessário que os países reduzam sua pegada ecológica.
O que cada um pode fazer para diminuir o impacto sobre nosso planeta? Esperar que os grandes poluidores façam a parte deles e cruzar os braços não é uma atitude ideal. A capacidade da Terra de produzir recursos suficientes para toda a população mundial, e de absorver a poluição que produzimos irresponsavelmente, é muito pequena diante da quantidade de recursos que consumimos desordenadamente.
Se não queremos abrir mão de nossa vida confortável, temos a obrigação de zelar pelos recursos que consumimos. Reduzir o consumo, reaproveitar materiais e, em último caso, reciclá-los, são atitutes que precisam fazer parte do cotidiano de todo habitante do planeta.
As mudanças de que precisamos para ter um Planeta saudável, tem de partir de nós. A Terra não precisa de nós. Pelo contrário, nós é que dependemos dela. Há possíveis soluções para deixarmos um planeta sustentável para nós mesmos e para as futuras gerações.

9 comentários:

  1. Sou MºSIMONE DO 1ºano A
    MEU cometario é que devemos valorizar a AGUÁ que temos pois onde moramos no Brasil EXISTE APENAS 1% DE AGUÁ POTAVEL uma porcetagem muito pouco.
    Devemos economizar a aguá isso todo nos podemos fazer pois da alguns anos não poderemos reclamar do que fizemos , pois se aguá acabar é porque nos não soubemos valorizar

    ResponderExcluir
  2. Sou Rafaela do 1ºa
    Bem eu achei muito interessante o assunto abordado neste blog pois trata se sobre um assunto que nos interessa muito a Aguá.
    Daqui alguns anos nos' sofreremos bastante consequencias alias ja em alguns lugares ja esta ocorrendo.
    Devemos valoriza o pouco da aguá que nos restam.

    ResponderExcluir
  3. sou Rangel de castro macedo,do 1ºb.
    Bem o texto retrata a nossa ignorancia com o planeta terra,de consumir muito e ajudar pouco,pois a nossa nessecidade de consumir e consumir cada ves mais,cresse de acordo com o tempo.
    Mas se todos nos fisercimos reciclagem,poluissimos menos,ajudarsimos mais,o mundo tanto poderia ser como pode ser um ambiente mais sustentaveu para todos.

    OBRIGADO POR LEEM MINHA SINTESE (DEIXEM TAMBÉM SEUS COMENTARIOS E MOSTREM PARA TODOS Q NOS TANTO PENSAMOS COMO PODEMOS AGIR DE ANTE DE UMA CRISE MUNDIAL).

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sou a Mº das Dores do 1° a
    Bem eu achei o texto miuto importante porque fala sobre o planeta terra; Devemos para um pouco para pensar que um dia tudo pode acabar por causa dos nosso atos inpensado.
    Agua é uma fonte de vida mais nem todos pensam que ela um dia vai acabar e so existe apenas 1% de agua potavel e isso e triste sabe...

    ResponderExcluir
  6. sou Maria das dores do 1°a
    eu achei o texto bastante interresante pois fala da nosso planeta terra que devemos parar pra pensar que um dia tudo pode acabar por causa de nossos atos

    ResponderExcluir
  7. sou maria das dores do 1° a
    eu achei o texto bastante importante pois fala do nosso planeta terra nos devemos para pra pensar que um dia tudo isso pode acabar

    ResponderExcluir
  8. Sou Jordana Lima do 1º"A", Devemos ajudar o planeta,pois ele está precisando de nossa ajuda.Quem está sofrendo mais é o meio ambiente, pois podemos ajudar fazendo campanhas nas escolas,não jogando lixos nos rios e nas ruas, distribuindo cartazes e os orietando.Essa ajuda é muito gratificante para as pessoas do futuro.

    ResponderExcluir
  9. Sou Talita Cunha do 1° ano"A", acho que esse texto está mostrando a cituação real do problema, que é falta de consciencia de muitas pessoas quanto a falta de agua no futuro.Muitas pessoas estão adotando maneiras de ajudar a economizar agua, mas mesmo assim tem muita gente que não entende que a agua é finita e continua disperdiçando agua.Mesmo assim devemos fazer nossa parte e devemos cuidar e economizar agua.Uma boa idéia é a do texto, que é comprar apenas uma garrafa e ficar enchendo ela com a agua da torneira ou filtrada.

    ResponderExcluir